segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Viagem de Metro Sem Calças 2011 - REPORTAGEM E FOTOS!

A terceira edição da Viagem de Metro Sem Calças em Lisboa decorreu no Domingo, 9 de Janeiro, sem incidentes e com muita diversão. A temperatura máxima foi de uns mornos 15ºC, e não houve chuva.

No mesmo dia, realizaram-se viagens de metro sem calças em 50 cidades e 24 países, na 10ª No Pants Subway Ride global. Continuem a ler para a reportagem completa de Lisboa. Em breve será adicionado o link para a reportagem global!


(Foto: Correio da Manhã online)


REPORTAGEM


Agente Fonseca dá o briefing, com o seu pequeno, mas eficiente megafone


Cerca de 70 agentes reuniram-se no Terreiro do Paço para ouvir o briefing. Este ano contámos com a presença de alguns repetentes, e de pessoas de várias idades e nacionalidades. Também tivemos direito ao agente RickyBaby, que ficou fã, e promete tentar fazê-lo mais vezes por ano.


O Agente RickyBaby ajuda a mobilizar a malta.



Vários Agentes caminham para o metro


Depois de todos terem uma estação e uma carruagem designada, partimos para a estação de metro do Terreiro do Paço. Este ano decidimos fazer a viagem na linha azul, que é mais povoada que a Verde, e a viagem foi de ida e volta. Como todos os anos, estabeleceram-se regras claras quanto ao vestuário: ninguém mostrou mais do que é possível ver em qualquer dia de Verão.


Os agentes foram exemplares na sua tarefa de parecer normais passageiros do metropolitano; muitos foram os que decidiram ler, enquanto outros falavam ao telemóvel, ouviam música ou …dormiam!


Uma agente tira as calças enquanto outro se prepara para uma soneca. A rapariga de chapéu também não tem calças. (Foto: Reinaldo Rodrigues/DN)


Agentes Leite e RickyBaby aproveitam para pôr as leituras e as perucas em dia (respectivamente), enquanto dois outros agentes ouvem música. (Foto: Correio da Manhã)


A maioria das reacções dos passageiros foram sorrisos, que iam do embaraçado ao divertido; nestes últimos contaram-se dois polícias, que apareceram por acaso na viagem de volta. Também houve lisboetas carrancudos (como os que o CM destacou), mas não mais do que numa viagem de metro normal.


Como já é costume, usámos dois comboios para a missão; um em que os agentes tiravam as calças e as guardavam, saindo depois para a plataforma, e outro (o seguinte), em que os agentes entravam de novo. Assim espalhámos passageiros sem calças por toda a linha Azul, e em cada estação entravam ou saíam alguns.


O efeito para os passageiros era duplo. Quando o comboio da "descalça" saía da estação, os passageiros reparavam que a pessoa a tirar as calças à sua frente não era um caso isolado: toda a plataforma estava cheia de pernas ao léu. E como era impossível prever qual dos inocentes passageiros iria fazer o mesmo a seguir, a pergunta na cabeça da maioria das pessoas (que chegou a ser exteriorizada várias vezes) era "E quem será o próximo a tirar?"

Por outro lado, quando o segundo comboio chegava, dava a ideia que quase todos os passageiros de Lisboa tinham, espontaneamente, saído de casa e ido apanhar o metro sem calças.


Agente Jesus espera pacientemente o Metro (Foto: Correio da Manhã)


Alguns jovens na estação do Colégio Militar teceram comentários ("Tantos rabos bons!"), que foram visivelmente entre a troça e o esconder o espanto. Um já mostrava mesmo intenção de tirar as calças, mas - fosse a intenção séria ou não - a pressão do grupo não o permitiu. Fica para o ano!


Quando a missão acabou, a esmagadora maioria dos agentes escolheu desafiar o frio e continuar sem calças, e a diversão continuou pelas ruas da Baixa, em direcção à Ginjinha do Rossio. ("Está menos frio na rua do que estava no metro!", ouvia-se.)


Viajantes Sem Calças povoam as ruas!


Já com ginjinhas na mão, os agentes descontraíram e tiraram a máscara de casuais transeuntes, para se divertirem em conjunto, o que certamente deu um novo significado à expressão "Ginjinha, sem elas" ! Houve direito a fotografias, danças, um transeunte que se ofereceu para tirar as calças também (embora talvez com excessivo entusiasmo), e um jantar no McDonald's para a quinzena de resistentes que ficou no final (com direito a fãs!).



"Com" ou "Sem elas", a ginjinha aqueceu os espíritos.



McDonald's: Agente Rodrigues, Agente Barbosa, e um fã!


No fim do dia, toda a gente se divertiu, e ninguém presente ficou ofendido (que saibamos!). Não foi a missão mais povoada até agora, mas foi certamente a mais animada.


Missão Cumprida!





http://videos.sapo.pt/uefsRBWkjzlqJJEMPwyk


http://dn.sapo.pt/galerias/fotos/?content_id=1753026&seccao=Portugal


http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/multimedia/fotogaleria/portugal/rebeldes-sem-calcas-invadem-metropolitano


https://cid-1e4c084f02e5e71c.photos.live.com/browse.aspx/no%20pants%20xD?view=thumbs

1 comentário:

WaterOnFire disse...

o ulitmo link nao está la muito bom que digamos :(